O Centro Educacional Professor Henrique Buss foi inaugurado no dia 28 de dezembro de 2000 recebendo o nome de Centro Educacional Huberto Hohden. Na data de 19/02/2001 através da lei 004/001 aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores, passou a ter o nome de Centro Educacional Professor Henrique Buss.

O atual nome Centro Educacional Professor Henrique Buss foi dado em homenagem ao primeiro professor de São Ludgero.

No ano de 1863, a floresta dominava tudo. Desembarcava em Desterro, hoje Florianópolis, um grupo de imigrantes alemães vindos de Wesphália (Alemanha), liderados pelo Padre Guilherme Roher, dentre eles estava o Sr. Joseph Henrique Buss e sua família.

Joseph Henrique Buss nasceu em 30 de Dezembro de 1831. Recebeu o nome Joseph por ser o primeiro filho homem da família, já que este era o costume da época. Era militar, casado com Gertrud Becker e tinha um filho chamado também Henrique Buss. Migraram para o Brasil em busca de uma vida melhor. Na viagem trouxeram o filho, que tinha um pouco mais de um ano de idade.

Ao chegar ao Brasil, primeiro fixaram residência em Teresópolis, mas como a vida era muito sacrificada, o Padre Roher conseguiu as terras do vale para eles.

Ao ocupar as terras do vale na época, o Sr. Joseph Henrique Buss morava na margem direita, sendo o desbravador destas matas.

Inicialmente, trabalhava na agricultura e paralelamente exercia a função de professor, sendo o pioneiro na época. E como não havia padre, também fazia o culto e organizava toda a parte religiosa, sendo que a identidade religiosa era bastante sólida.

O Sr. Joseph Henrique Buss, juntamente com a sua família teve grande influência e participação no desenvolvimento e progresso de São Ludgero. Faleceu em 19 de julho de 1899, seus restos mortais encontram-se no Cemitério Público desta cidade.

Por tudo que o Sr. Joseph Henrique Buss fez e sendo o primeiro educador deste município é mais justo homenageá-lo dando seu nome ao Centro Educacional Professor Henrique Buss. Ao nome oficial do Centro Educacional não foi acrescentado Joseph porque ele era mais conhecido por Professor Henrique Buss.

Horário de atendimento:
Segunda a Sexta – 07:30 as 12:00/13:00 as 17:30